Conselho Municipal da Paz (COMPAZ) – Indaiatuba

Estou iniciando o projeto mais especial que já realizei desde o início de minha atividade Política. Trata-se do “Conselho Municipal da Paz (COMPAZ)”.

Para quem não sabe, o meu objetivo Político coincide com o objetivo da ONG Movimento Jovem, que é tornar Indaiatuba a Capital Nacional da Paz.

Para que este objetivo seja atingido, é preciso trabalhar em uma série de questões, como a Sustentabilidade, a justiça Social, a melhoria contínua da Educação e a Cultura de Paz. Mas, acima de tudo, é preciso contar com a participação de todos.

Até o momento, o meu trabalho Político foi basicamente pautado em trazer a população a colaborar com ideias para melhoria do município. Fazendo um paralelo, o Movimento Jovem também começou com apenas a sua missão definida: “Melhorar Indaiatuba através da inserção do Jovem no Meio Político e Social”. Logo também partimos para um nível maior de detalhamento e hoje realizamos projetos focados no Programa de tornar Indaiatuba a “Capital Nacional da Paz”.

O convite que deixo agora é um marco pessoal. Todos participando da construção da “Capital Nacional da Paz”. É algo complexo, fascinante, desafiador.

Dentro do Conselho Municipal da Paz, serão criadas as seguintes Câmaras Temáticas (grupos):

> Cultura de Paz

Tem o foco em desenvolver projetos que fomentem a Cultura de Paz entre as pessoas. Um exemplo do que é realizado hoje nesta área pelo Movimento Jovem são as oficinas de Yoga, Danças Circulares, Abraço Grátis, etc.

É preciso desenvolver todas as áreas culturais sob a ótica da Paz. Música, Teatro, Dança…nascerá em Indaiatuba um novo movimento cultural: O “Pacifismo”.

> Educação

Esta área demanda um forte esforço de todo o município, já que não é possível pensar em harmonia social e íntima se houver espaço para as trevas da ignorância. Além disso, é preciso que as pessoas tenham em sua base de formação os conceitos da Cultura de Paz, pautando suas atitudes e seus sentimentos de maneira mais harmoniosa.

É preciso ainda pensar na geração de conhecimento, dado que o modelo de “Cidade de Paz” deverá ser disseminado para inúmeras outras cidades.

> Política

É preciso sensibilizar toda a Classe Política para o projeto, de modo que este possa ser implementado com maior rapidez e para que tenha sua continuidade grantida. Nesta área, inclusive, é preciso definir exatamente quais são os valores e competências a serem desenvolvidos em cada um dos “Políticos da Paz”, para que este possa refletir os ensejos de uma cidade que tem a harmonia social e íntima (paz) como objetivo.

> Saúde

O foco nesta área deve ser a prevenção. Quando prevenimos uma determinada enfermidade, estamos realizando muito mais do que uma grande economia de recursos públicos: estamos poupando inúmeras pessoas de sofrimentos muito maiores. Desta forma, será necessário fazer um Programa de Prevenção da maior parte das doenças existentes, complementado por procedimentos de cura, quando necessário, que maximizem o respeito à vida. A qualidade de vida deve ser um preocupação fundamental nesta área.

> Social

Não existe harmonia social sem justiça. E não há maior falta de justiça que a pobreza extrema. É preciso agir no sentido de fortalecer a unidade familiar e garantir o acesso a recursos básicos para todos, como a alimentação e a habitação de qualidade.

> Sustentabilidade (Ambiental)

O respeito ao Meio Ambiente deve ser uma preocupação de todos os municípios nos dias atuais. No caso da “Capital Nacional da Paz”, é preciso levar esta palavra ao “pé da letra”. Não é possível pensar que uma cidade está em “harmonia” se esta não é capaz de se adequar às disponbilidades de recursos naturais do planeta.

> Mídia / Comunicação

É preciso alinhar toda a comunicação para a “Cultura de Paz”. Nesse sentido, é preciso evitar que se coloque ênfase à violência, ao sangue, ao sofrimento, etc. Este deve ser um pacto de todos que de alguma forma desenvolvem o trabalho de comunicação no município, de modo a evitarmos a “Cultura da Violência”.

Participe do Conselho Municipal da Paz (COMPAZ)!

Envie um e-mail para bruno.ganem@gmail.com preenchendo as seguintes informações:

===========================================================

Dados Cadastrais:

Nome Completo:

Telefone:

Celular:

E-mail:

Endereço:

Grau de Participação:

____ Quero apenas ser informado

____ Quero apoiar ações pontuais

____ Quero participar de alguns projetos

____ Quero participar ativamente do desenvolvimento da “Capital Nacional da Paz”

Tenho interesse nas seguintes câmaras temáticas:

___ Cultura de Paz

___ Educação

___ Política

___ Saúde

___ Social

___ Sustentabilidade (Ambiental)

___ Mídia / Comunicação

===========================================================

Um grande abraço,

Bruno Ganem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *