Falta de Água – Indaiatuba

FALTA DE ÁGUA

Uma das sugestões que apresentamos nesta página, foi respondida através do vereador Cebolinha. O parlamentar apresentou um documento técnico do SAAE que demonstra inviabilidade técnica para abastecimento público através de poços, na região que segue de Itaici, passando pela região da Fazenda Pimenta em direção a Salto.

De fato, o volume de captação de um poço na região seria inferior a 5 metros cúbicos por hora, para cada poço. Isso seria algo inferior a 3600 metros cúbicos, por mês. Localizamos poços fora desta região, dentro de Indaiatuba, com vazão superior. Ainda assim, não podemos afirmar que há viabilidade para tornar poços como uma ferramenta de abastecimento, em situações normais. Há investimentos mais baratos, no longo prazo…

Entendo, porém, que essa forma de ação tem a sua eficácia justificada em casos de calamidade pública, com extrema falta de água em uma crise, onde são necessárias ações mais rápidas (e mais caras) para manter a qualidade vida das pessoas, incluindo poços e compra de caminhões pipa.

Por hora, tenho a expectativa de que as chuvas de Verão irão regularizar a situação em Indaiatuba.

Agradeço ao parlamentar pela atenção à nossa proposta preliminar e pela apresentação deste estudo do SAAE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *