Saquinhos plásticos e suas conseqüências…
Anualmente, mais de 500 BILHÕES de sacos plásticos são consumidos ao redor do Mundo. Deste total, apenas 1% é reciclado. E para onde vai esse monte de “lixo”?
Os saquinhos seguem o seu caminho para o Mar através de bueiros, ventos que levam para mares, lagos e rios… Com isso, já foram encontrados sacos plásticos em todos os cantos do Planeta. Animais ficam presos nesses sacos e acabam morrendo. Cerca de 200 espécies marinhas são vítimas freqüentes desse material, e isso inclui focas, golfinhos, tartarugas e até baleias.
O ciclo “de vida” do saquinho não pára por aí. Os saquinhos se degradam, gerando componentes menores que são “facilmente” absorvidos pelo solo e pelas vias fluviais e, consequentemente, entram na cadeia alimentar. O problema é que esses componentes menores são tóxicos. Aliás, a ingestão de sacolas também causa a morte de muitos animais.
A essa altura você deve estar se perguntando por que esse monte de “lixo” não é reciclado. Ocorre que o custo da reciclagem é muito maior do que a produção de sacolas diretamente do Petróleo. É claro que se as pessoas priorizassem sacolas recicladas existiria um aumento no volume de reciclagem e, consequentemente, uma economia de escala… Mas a sacolinha não-reciclada chega a custar 10 vezes menos… Fica difícil encarar essa como sendo “a solução” para este problema.
O que devemos fazer é REDUZIR o consumo. Lembra aquela velha sacola de pano que era usada para ir à feira? É preciso fazer renascer este hábito. Alguns supermercados até criaram linhas próprias de sacolas de pano, ótima iniciativa. Deveria ser imitada pelos demais!
Não temos mais tempo: Inclua esse hábito na sua próxima lista de supermercado!
24 comentários