Durante a semana, o vereador Bruno Ganem (PV), de INDAIATUBA/SP, visitou a Secretaria do Meio Ambiente de SALTO/SP para conhecer os avanços ambientais da atual gestão municipal. A defesa do meio ambiente é uma das bandeiras que garantiu ao vereador os mais de seis mil votos que lhe outorgaram o mandato na Casa de Leis.
O secretário João de Conti Neto (SMMA-Salto) mostrou ao edil como uma gestão técnica e comprometida pode proporcionar avanço na qualidade de vida da população. Antes de ser convocado para a equipe do atual prefeito Juvenil Cirelli (PT), João de Conti Neto, engenheiro agrônomo e especialista em gestão ambiental, foi produtor rural e empreendeu consultoria e assessoria em recuperação de áreas degradadas e licenciamento ambiental.
Toda a conversa se desenvolveu sobre profundas visões técnicas, pois Bruno Ganem tem formação profissional como engenheiro de produção.
Aproveitando a ocasião da Semana do Meio Ambiente, João de Conti Neto apresentará o Plano de Arborização do município, no dia 04 de junho, em solenidade a ser realizada no Centro de Educação e Cultura. O ineditismo não o impediu de compartilhar as linhas gerais desse ousado projeto com o vereador Bruno Ganem, que pretende por em discussão a necessidade de projetos semelhantes em Indaiatuba.
Segundo João de Conti Neto, nos anos 80 iniciaram-se projetos de arborização urbana em todo o Estado de São Paulo que levavam mais em conta as características ornamentais das plantas, introduzindo espécies estranhas ao nosso meio ambiente sem conhecimento do seu processo de crescimento. Essas árvores plantadas anteriormente se tornaram um pesadelo urbano, com raízes rachando as estruturas dos imóveis, as calçadas, comprovando a escolha inadequada. Isso aumentou a demanda popular para corte de árvores, sem compensação, e proporcionou um triste espetáculo de inúmeras arvores cortadas nos tocos que se viam por toda Salto até 2012.
O secretário explicou que a criação de um novo modelo de gestão ambiental só foi possível a partir da emancipação da Secretaria do Meio Ambiente, em agosto de 2013, que antes era apenas um departamento ligado ao SAAE e com uma reduzida equipe de três funcionários. Estudo recente apresentado pela secretaria aponta que os últimos administradores deixaram a cidade com um déficit de 100 mil árvores e que a cidade atualmente tem apenas 17% de área arborizada, quando o ideal seria pelo menos 30%. Na antiga gestão, o município sofreu grandes quedas no ranking do Selo Verde e Azul, especialmente devido aos empreendimentos imobiliários liberados sem nenhuma compensação ambiental.
Ao assumir a prefeitura, Juvenil Cirelli suspendeu muitos loteamentos autorizados em 2012, condicionando a liberação à compensação social, ambiental e urbanística. Em seguida, sua equipe passou a adotar novas medidas para redução do impacto sobre a temperatura ambiente, umidade e qualidade do ar, retenção de águas pluviais, preservação da biodiversidade e humanização da cidade. O problema dos tocos de árvores, por sinal, foi resolvido já em 2013, com a aquisição de uma máquina destocadora, para eliminar os tocos e raízes mortas e preparar seus antigos espaços para receber novas plantas saudáveis.
João de Conti Neto esclarece que o plano de arborização foi idealizado no primeiro ano de mandato, observando as demandas no dia-a-dia da população para compreender o sistema a ser gerenciado. Para auxiliá-lo na criação do projeto, o secretário convidou o Doutor Demostenes Ferreira da Silva Filho, professor da ESALQ, considerado a maior referência em arborização urbana no país.
A empresa Florespi foi responsável pelo geoprocessamento. Além da medição dos índices de vegetação, foi feita análise minuciosa das características de cada bairro, verificação da largura dos passeios públicos e até mesmo rotas de ônibus. Compilando os dados, foram estabelecidas as espécies e a quantidade de vegetação mais adequadas a cada perímetro urbano, em um plano contínuo que beneficiará a cidade pelas próximas décadas.
As primeiras plantas serão adquiridas por compra pública, mas as mudas serão reproduzidas em viveiro municipal que está sendo instalado às margens do Rio Jundiaí. O sistema, além de benéfico ao meio ambiente e de proporcionar uma visão agradável em local ocioso no bairro das Nações, também proporcionará economia nas etapas posteriores da arborização e reposição.
Com o início do plano de arborização, haverá acompanhamento do inventário verde do município, e o corpo técnico será responsável pelo plantio, poda, reposição de perdas e acompanhamento da estrutura urbana diretamente afetada (ruas e calçadas). Em longo prazo, João de Conti Neto prevê até redução de gastos com correção de ruas, pois a arborização aumenta a vida útil do asfalto.
Por fim, o secretário de Meio Ambiente destacou que nada disso seria possível se o prefeito Juvenil Cirelli não fosse entusiasta do projeto e que toda cidade que tenha administração com essa visão avançada e uma boa equipe pode atingir objetivos de melhoria de qualidade de vida e projetos sociais. Além do prefeito, João de Conti Neto atribui todos os avanços ao corpo técnico de sua secretaria e ao sucesso das parcerias com a empresa Florespi e Corpus. Não se esqueceu, também, de creditar mérito a toda a população, que o procurou com demandas e sugestões durante este ano e meio de gestão, seja na secretaria, seja nas audiências públicas promovidas nos bairros.
Bruno Ganem parabenizou o secretário e o prefeito Juvenil Cirelli: “É muito bonito o trabalho que vocês fazem, de politizar o povo. Sabemos das reuniões nos bairros. É algo fundamental para se construir. Para as cidades darem um salto nas políticas públicas é preciso que a população saiba analisar o que solicita e o que lhe é oferecido”. Como pré-candidato a deputado estadual, Bruno Ganem pretende buscar recursos para implementação de projetos de melhoria no meio ambiente e na qualidade de vida da população da região. Afinal, mesmo estando Salto e Indaiatuba ligados a regiões administrativas diferentes, é inegável que somos um só habitat.
O vereador Bruno Ganem e seu assessor Arthur Spíndola também foram recepcionados pelo vereador saltense Willhes Gomes da Silva, atual presidente do PT municipal, e pelo advogado Gio de Carvalho. Nesse ponto, a conversa se aprofundou sobre a estrutura política e administrativa das duas cidades vizinhas, sobre a inegável ligação entre os destinos de ambas e a necessidade de um crescimento paritário e sustentável desta região. O vereador Willhes agradeceu a visita honrosa do vereador Bruno, na sessão ordinária da Câmara saltense, em 27 de maio.
Por Gio de Carvalho
0 comentário