Novo milênio, velhos problemas, novas esperanças…

No ano 2000, a ONU aprovou a “Declaração do Milênio”. Com isso, foram definidos 8 macro-objetivos para o Milênio. São velhos problemas, mas que exigem esperança renovada para serem atingidos.

Aí estão eles:
1) Erradicar a extrema pobreza e a Fome
2) Atingir o ensino Básico Universal
3) Promover a igualdade entre sexos e valorização da Mulher
4) Reduzir a Mortalidade Infantil
5) Melhorar a Saúde das Gestantes
6) Combater a Aids, a Malária e outras doenças
7) Qualidade de Vida e Respeito ao Meio-Ambiente
8) Todo mundo trabalhando pelo Desenvolvimento

O mais interessante é que se as pessoas resolvessem abraçar esses objetivos nós realmente poderíamos atingi-los. A fome, por exemplo, poderia ser exterminada do planeta. Hoje, a PRODUÇÃO de alimentos é capaz de suprir toda a fome do mundo. No entanto, por um problema “logístico”, muito se perde. E, ao mesmo tempo, existem milhões de obesos. Muitos deles desnutridos, curiosamente. Acontece que as pessoas (que tem o que comer) muitas vezes acabam se alimentando de maneira extremamente errada, gerando excesso de alguns nutrientes, e falta de outros… Não há estímulo à qualidade de vida, apenas ao consumo exacerbado.

A Ciência, na mesma linha, se preocupa muito mais com avanços na cosmética do que em estudos de doenças fatais. Muito simples: Na matemática do capitalismo selvagem quem tem US$1000,00 no bolso vale por mil Etíopes com US$1,00.

A rigor, os objetivos do milênio se resumem em um só: EQUILÍBRIO. Não tanto para uns e nem tão pouco para tantos. Gente é gente não importa o quanto po$$ui. E, acima de tudo, tudo é do planeta. E, esse sim, vale mais do que todos nós.

–Bruno Ganem
Campanha Indaiatuba pela Paz – Coordenador
Movimento Jovem Indaiatuba – Presidente (2008)
Fundação Vanzolini – Difusor das Normas de Responsabilidade Social
Fundação Vanzolini – Auditor Trainee NBR ISO 9001: 2000


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *