Olá pessoal!
Estou aqui para falar sobre um assunto que tem chamado muito a minha atenção nas últimas semanas. Estamos com um projeto no Movimento Jovem que se chama “Calçada Livre”. A ideia é captar todos os problemas de nossas calçadas que dificultam a vida de quem enxerga o mundo de outra forma…
…Muita gente não vê os apuros que as nossas calçadas causam para os deficientes visuais. E foi exatamente isso que a Carol, ativa participante do Movimento Jovem, nos mostrou. Carol é deficiente visual e começou a nos passar todos os problemas que eles enfrentam.
Você já pensou o que uma “inocente” lixeira daquelas presas no portão pode causar? Um grave acidente! A bengala não permite detectar se existe um obstáculo vindo por cima…e toda aquela armação de ferro se chocando contra a face de uma pessoa é algo bastante grave.
Os problemas não terminam por aí: um carro estacionado na calçada exige que a pessoa atravesse pela rua, certo? Mas quem é o doido que atravessaria no meio da rua com os olhos vendados? Pois bem: o deficiente visual é obrigado a aguardar durante um bom tempo até que alguém com boa-vontade vá lá atravessá-lo.
Árvores plantadas no lugar errado, buracos, obstáculos… O problema é nosso, e a solução também.
0 comentário