O projeto de lei nº 100/2009 (Telhado Verde), de autoria do vereador Bruno Ganem (PV), será retirado da paula de votação na próxima sessão, segunda-feira, dia 22. De acordo com Ganem, ao fazer o pedido de vistas na sessão do dia 8, faltavam ao projeto informações como, por exemplo, custo que essa instalação geraria.
O projeto, que já havia recebido primeira votação, já foi institucionalizado em algumas cidades do Estado de São Paulo e consiste na elaboração de um projeto arquitetônico que envolve a questão do verde no telhado. De acordo com o projeto de lei, “telhado verde é uma cobertura de vegetação arquitetada sobre laja de concreto ou cobertura, de modo a melhorar o aspecto paisagístico, diminuir a ilha de calor, absorver o escoamento superficial, reduzir a demanda de ar condicionado e melhorar o microclima com a transformação do dióxido de carbono em oxigênio pela fotossíntese”, diz o texto.
“Fiz uma reunião com alguns especialistas e vi que o projeto pode ser expandido. Apesar de benéfico para a cidade, o projeto era impositivo demais, muito fechado. Por isso vou retirá-lo da votação e em breve apresentarei outro projeto substitutivo”. Ganem explicou ao Jornal Exemplo que “o telhado pode ser adequado não apenas para prédios, mas também para casas e estabelecimentos comerciais, como consultórios e agências bancárias”, afirma.
O vereador afirma que a parceria que será feita com outros vereadores para a elaboração de um novo projeto “enriquecerá o projeto tanto de ponto de vista ambiental quanto do ponto de vista legislativo”, ressalta.
Fonte: Jornal Exemplo
3 comentários