Foram feitos 40 exames de colonoscopia na sexta-feira (6) na Unicamp. A realização dos exames foi possível graças aos recursos destinados pelo deputado Bruno Ganem à Unicamp. Os procedimentos beneficiaram moradores de Indaiatuba e região e colaborou para a diminuição da fila para os diagnósticos do Centro de Diagnóstico de Doenças do Aparelho Digestivo (Gastrocentro).

“Enviamos recursos para a Unicamp porque sabemos que há muitos indaiatubanos que precisam passar por tratamento nos diversos centros da universidade”, afirma Ganem. “Também colaboramos para procedimentos e cirurgias de outras especialidades. É um compromisso que assumi desde o início do meu mandato como deputado e tenho enviado recursos desde 2020”, completa. Serão realizados ao longo das próximas semanas, 200 exames deste tipo. Rotineiramente são realizados 140 procedimentos por mês, ou seja, mais do que dobrou o número de colonoscopias realizadas com o mutirão.

“Esse é um exame de grande importância, pois os estudos apontam 80% chance de cura dos pacientes quando os sinais são identificados precocemente”, explica o coordenador geral do Gastrocentro, Ciro Garcia Montes, que apresentou também a estrutura física para o mutirão, composta de seis salas, mais salas de estudo, além dos profissionais destacados para a campanha.

Com este exame é possível detectar câncer de cólon e reto, que é o terceiro mais frequente em homens e o segundo em mulheres no ano passado, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Apesar de ser um dos mais frequentes, a doença é altamente previsível e curável e teve 36 mil novos casos diagnosticados no Brasil nos últimos anos.

Bruno Ganem enviou recursos para a saúde

Emendas destinadas pelo deputado Bruno Ganem ao Haoc de Indaiatuba foram essenciais para a compra de dezenas de equipamentos que aumentaram a capacidade de atendimento da unidade durante a maior crise de saúde do século. Com a diminuição nas internações, esses equipamentos agora são destinados a outras alas e salvam vidas. Recursos também foram enviados por Ganem para a Upa e uma ambulância foi conquistada junto ao Governo do Estado.

Recentemente, o deputado esteve na ala oncológica do Haoc, reivindicação que veio da população. “Lembro das primeiras reuniões com as pessoas que tinham ir para outras cidades e isso tornava o tratamento ainda mais doloroso. Fizemos abaixo-assinados, me reuni com representantes da Secretaria Estadual da Saúde, fui até Brasília conversar com o ministro da Saúde e é gratificante ver essa conquista virar uma realidade para a população. É mais uma prova de que nós podemos conquistar avanços junto com Indaiatuba.”

Categorias: Saúde

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.